A origem do Halloween


O Dia das Bruxas chegou. É Halloween. Um dos dias mais festejados pelos americanos e canadenses do ano, mas é famoso também na Irlanda e Reino Unido – onde toda essa história começou. Nas ruas, crianças e adultos fantasiados perguntando: “Gostosuras ou Travessuras?” E as festas? Ah! São as melhores, quem disse que os americanos não sabem se divertir, é porque nunca passou um Halloween com eles.

A origem do Halloween nos leva as tradições dos povos que habitaram algumas ilhas do Reino Unidos entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com algumas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase “Gostosuras ou travessuras”, exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão. Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe’en -> Halloween.

A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média, quando homens e mulheres eram perseguidos por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos a julgamento pela Inquisição, com o intuito de condenar quem fosse considerados curandeiros ou pagão. Todos os que fossem alvo de dessa acusação era considerado bruxo ou bruxa, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.

O termo “Dia das bruxas” não é utilizado pelos povos de língua inglesa, mas sim, somente pelos países de Língua portuguesa, entre eles o Brasil.

Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens vendidos para esta ocasião, estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros.

E você, vai se fantasiar de que neste Halloween?

42 pensamentos sobre “A origem do Halloween

  1. eu amoo Halloween cada fantasia q eu vejo q ée muito bonita vai ter uma festança na minha escola e eu nãao podia ficar sem saber mais um pouquinho sobre Halloween

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s