Crítica: Tudo pelo Poder


“All the reporters love you. Even the reporters that hate you still love you.”

Quando Tudo pelo Poder começou, logo eu pensei: mais um filme sobre a política americana. Mas nada que alguns minutos de projeção para você notar, que não se trata apenas de um filme político, mas um filme de certa ambição, e como ela pode beirar a loucura. Vou explicar.

Stephen Meyers (interpretado por Ryan Gosling – talvez em seu melhor papel até hoje) é assessor de imprensa do candidato as primeiras da eleição presidencial dos Estados Unidos, Mike Morris (George Clooney). Stephen acredita fielmente na capacidade de Morris, até que um encontro com Tom Duffy (Paul Giamatti), chefe de campanha do concorrente ao cargo e um relacionamento amoroso com uma das estagiárias do escritório, permite que ele descubra certos segredos de Morris, o que acaba trazendo uma grande reviravolta na história, onde “a ambição seduz, o poder corrompe”.

Com uma direção extremamente ágil, George Clooney (aqui, em seu quarto filme), mostra sua capacidade por trás das câmeras, em arquitetar cenas bem desenvolvidas e permitir com que os personagens se desenvolvam com real naturalidade. Confesso que nunca gostei muito de Paul Giamatti e Philip Seymour Hoffman (no filme, como chefe da campanha de Morris), mas aqui eles brilham e se entregam por completo ao personagem. Não posso esquecer de mencionar também, Marisa Tomei, como a intrigante repórter, capaz de tudo (de tudo mesmo) para conseguir um furo de notícia.

O filme recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro, nas categorias, Melhor Filme de Drama, Melhor Diretor para George Clooney, Melhor Ator para Ryan Gosling (que deverá ser indicado também ao Oscar) e Melhor Roteiro.

Um grande filme com um elenco experiente.

Tudo pelo Poder: ****

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s