Trilogia O PODEROSO CHEFÃO no TCM


Amplamente citada como um dos melhores filmes de todos os tempos, por críticos e cinéfilos, esta obra-prima de Francis Ford Coppola é baseada em um romance de Mario Puzo. A saga da família Corleone é contada em três filmes, e que o canal TCM nos brinde no próximo final de semana, com uma maratona imperdível, começando na sexta-feira (16/Março) às 22h com a Parte 1, no sábado (17/Março) a Parte 2 e domingo (18/Março) a Parte 3 – sempre às 22h.

A primeira parte da saga relata a decadência do italiano Don Vito Corleone (interpretado magistralmente por Marlon Brando). Don Corleone, o chefe de uma das cinco famílias mafiosas mais poderosas de Nova York durante os anos 40, tem quatro filhos: Connie (Talia Shire), a única mulher; Sonny (James Caan), o mais impulsivo; Michael (Al Pacino), afastado inicialmente dos “negócios” familiares; e Fredo (John Cazale), enviado a Las Vegas por sua incapacidade de exercer uma posição de comando. O conflito se desata quando o Chefe se nega a participar do negócio de entorpecentes. Outro capo mafioso tenta assassiná-lo e inicia-se uma guerra feroz entre as famílias. Inesperadamente, Michael torna-se o principal candidato para suceder Don no clã. Um jovem Francis Ford Coppola transformou este drama familiar em uma espécie de tragédia grega que retrata a traição, a violência, o poder e a corrupção com diálogos sagazes, atuações memoráveis e uma ambientação admirável. Indicado a 11 prêmios Oscar®, o filme recebeu a estatueta de melhor filme, melhor ator (Marlon Brando) e melhor roteiro adaptado.

Na segunda parte, Francis Ford Coppola conta paralelamente a ascensão de Vito Corleone – desde sua trágica infância na Sicília – e a luta cruel de seu filho Michael (Al Pacino) para conservar o poder da família durante os anos 50. Um inesquecível Robert De Niro interpreta Vito, que, quando criança, foge para Nova York após o assassinato de seu pai. Lá, tenta sobreviver como pode ao lado de sua família. Depois de cometer um assassinato estratégico, Vito se transforma no líder de uma organização criminal poderosa. Após sua morte, Michael torna-se o novo chefe. Instalado em Lake Tahoe, tentará expandir o poder da família em Las Vegas, Hollywood e Cuba. Mas, quando percebe que seu suposto aliado, Hyman Roth (Lee Strasberg), planeja eliminá-lo, Michael coloca em ação um violento plano. Enquanto isso, também se dá conta de que sua ambição sem limites destruiu seu casamento com Kay (Diane Keaton) e transformou seu irmão Fredo (John Cazale) em mais um inimigo. ‘O Poderoso Chefão Parte II’ ganhou seis prêmios Oscar®, incluindo os de melhor diretor e melhor filme.

A terceira parte da história, só foi lançada quase 20 anos depois da estréia da primeira. Divorciado da esposa Kay (Diane Keaton), Michael parece estar perto de realizar seus objetivos: legalizar os negócios ilícitos de sua família. Decidido a comprar sua redenção, o líder e seu advogado, B.J. (George Hamilton), trabalham em um negócio legal complicado com o Vaticano. No entanto, vários conflitos ameaçam as intenções de Michael. No começo, sofre alguns problemas de saúde e a imprensa é hostil com ele. Além disso, “A Comissão das Famílias da Máfia”, representada pelo patriarca Altobello (Eli Wallach), quer impedir a saída de Corleone. Para completar, Vincent Mancini (Andy Garcia), filho ilegítimo do falecido Sonny, coloca em risco os planos do Chefe ao iniciar um romance com sua prima, a inocente filha de Michael, Mary (interpretada pela filha do diretor, Sofia Coppola). Curiosamente, a atriz interpretou (ainda bebê) o sobrinho de Michael na primeira parte da saga. O papel da tia de Sofia, Connie, é interpretado por sua tia na vida real, Talia Shire. ‘O Poderoso Chefão Parte III’ obteve sete indicações ao Oscar®, incluindo a de melhor filme

As três partes da saga também podem ser encontradas para aluguel na iTunes Store e no Netflix.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s